Breaking News
recent

O Clube dos Cinco (The Breakfast club)





Ficha técnica:
Ano: 1985
Duração: 92 mins
Título Original: Breakfast Club
Diretor: John Hughes
Elenco: Emilio Estevez (Andrew Clark) Paul Gleason (Richard Vernon) Anthony Michael Hall (Brian Johnson) John Kapelos (Carl) Judd Nelson (John Bender) Molly Ringwald (Claire Standish) Ally Sheedy (Allison Reynolds).
Gênero: Drama

"...E essas crianças
nas quais vocês cospem
e tentam mudar o seu mundo
são imunes às suas consultas.
E elas têm consciência
de tudo o que acontece com elas...”

DAVID BOWIE

 
 

Em 1985, um drama adolescente mostrava cinco jovens cheios de problemas falando sobre como se sentiam em relação à vida. Esse era o grande trunfo de O Clube dos Cinco (The Breakfast club, EUA, 1985) que revolucionou o gênero filme-adoslescente, é cultuado até os dias de hoje e gerou inúmeras cópias.
Se o filme possibilitou aos jovens dos anos 80 se identificarem com os dramas dos personagens na tela, as novas gerações continuaram sendo conquistadas. Isso é compreensível dado o caráter universal dos temas abordados brilhantemente por Hughes. O Clube dos Cinco é um filme divertido, com roteiro ágil e atuações impecáveis. Sem falar da ótima trilha sonora com hits da época.

Embora tenha nascido anos após o lançamento do filme, tive a oportunidade de acompanhá-lo repetidas vezes no “Cinema em Casa” do SBT, que costumava reprisar vários filmes exaustivamente. Era uma festa só! Quem nunca ouviu falar da história de cinco jovens com nenhuma semelhança aparente a não ser o fato de estudarem na mesma escola e que são obrigados a passar juntos um dia cumprindo detenção?

No começo do dia, os cinco não se suportam. No entanto, sabemos de cara que no fim eles acabarão se entendendo. O divertido é acompanhar como isso se desenrola de maneira instigante, com diálogos inteligentes. Aos poucos, vamos conhecendo mais sobre essas cinco personalidades que representam os estereótipos do high school norteamericano: o atleta Andrew Clark (Emilio Estevez), bonitão que veste a jaqueta do time e a patricinha Claire Standish (Molly Ringwald mais conhecida como a garota de rosa shoking), rainha do baile, popular e preocupada com a própria imagem. “Do outro lado do glamour”, temos o nerd Brian Andrew Clark (Emilio Estevez), bonitão que veste a jaqueta do time e a patricinha Claire Johnson (Anthony Michael Hall, o vidente), tímido e inteligente mas sem amigos. O rebelde John Bender (Judd Nelson), garoto-problema da escola. Cheio de raiva, ele provoca os demais a falarem sobre seus ressentimentos. Por último, temos a estranha, “um caso perdido” Allison Reynolds (Ally Sheddy, cinderela às avessas). Allison é calada, veste preto, usa muita maquiagem e faz coisas muito estranhas.



Apenas duas coisas me incomodam no filme (essa é minha opinião pessoal). Primeiro, Judd Nelson embora seja extremamente bem-sucedido em sua atuação e para alguns “rouba o filme”, não me convence como um jovem que ainda está cursando o ensino médio. Ele parece bem mais velho. Outra coisa que me chama atenção é que embora em um momento ou outro se perceba um ligeiro clima entre Andy e Allison, a verdade é que ele só nota a garota com interesse quando ela passa por uma transformação tipo esquadrão da moda e deixa de lado seu visual dark, cabelo no rosto e maquiagem pesada (todo mundo tem o direito de querer mudar, mas nesse caso Allison perde um pouco de sua personalidade peculiar que nos chama a atenção desde o momento em que ela aparece em cena). Se o filme fala de aceitação e respeito às diferenças, porque a estranha precisa mudar para ser aceita?

Ponto alto: Minha cena favorita, a galera dançando ao som de “We are not alone” de Carla DeVitto.

Bruna Rios

Bruna Rios

Um comentário:

  1. o blog dos templates: http://btemplates.com/blogger-templates/2-columns/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.