Breaking News
recent

Era UMa Vez e AssiM CoMeça a Estória...



O primeiro livro, a gente nunca esquece.

            O primeiro livro que tenho a lembrança de ter lido chama-se  “O planeta perfeito”, de Luiz Galdino, um autor que diz buscar fazer amigos através de seus livros. Bem, antes desse livro devem ter existido aqueles livrinhos cheios de figuras que precedem a palavra escrita. Se em algum momento cruzei com eles, não me lembro. Mas lembro da primeira vez com a palavra escrita em mãos... é um momento mágico, inesquecível, eu diria. O prazer de folhear um livro, a curiosidade de saber o que está em suas páginas, a descoberta de um novo um mundo, um mundo que viria a fazer parte de outros momentos da minha vida.

            Não sei bem de onde veio esse livro, acho que resistiu ao tempo. De algum modo, ele estava lá vagando pelos cantos da casa. Talvez esperando apenas ser lido. A capa era essa que vocês estão vendo, com a garotinha sardenta. A pergunta estampada no verso do livro era a seguinte: “Como seria o mundo se tudo fosse igualzinho e perfeitinho?”. Pode-se dizer que esse foi um primeiro questionamento que me fiz, através de um livro. Engraçado, que ainda hoje lembro exatamente da sensação que senti quando terminei de lê-lo. Na época, também demorei bastante para ler suas poucas páginas, coisa que hoje posso fazer em menos de 20 minutos. Mas, enfim, quando se é criança tudo parece mesmo ser muito maior do que realmente é, embora nesse caso, acredito que tenha sido de verdade um grande momento.

“- Ninguém discorda de ninguém?
- Claro que não!
Apesar de maravilhada Dorinha estranhou:
- Não é possível concordar com tudo.
Alguns de vocês devem ter opiniões diferentes, devem discutir de vez em quando...
- Não temos porque discutir!
Dorinha olhou à sua volta e conferiu. Era tudo tão igual naquele planeta que de fato não imaginava como poderiam discutir.”
            
- Trecho de "O planeta perfeito". 


E vc, lembra qual foi seu primeiro livro?
Bruna Rios

Bruna Rios

3 comentários:

  1. Muito boa essa postagem Bruna.
    Ontem pela manhã eu tinha respondido uma pergunta similar à essa. Eu me lembro vagamente do meu primeiro livro, as aventuras de Camões, um malandro trambiqueiro na Idade Média, ele seria tipo de João Grilo europeu por volta do ano 1200, era quele tipo de livro quadrado e ilustrado que chama muita a atenção.
    A sensação é mesmo muito boa, como tudo na vida as primeiras coisas a gente nunca se esquece ^^
    A pergunta que me referia é essa:

    "Qual foi o primeiro clássico que você leu?"

    Quero a sua resposta viu Bruna!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Difícil essa, heim, Ronni? Bem, acho que foi "A megera domada", de W. Shakespeare é um clássico, não é?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.