Breaking News
recent

O Exorcista


"Mas o que parecia ser o nascer do dia era o início de uma noite sem fim”.

Uma das edições do livro "O Exorcista"

O livro de William P. Blatty, “O Exorcista’ lançado pala primeira vez em 1971 originou aquele que para muitos é o filme mais assustador de todos os tempos. O filme homônimo de 1973 é bastante fiel ao livro, talvez porque o roteirista era o próprio William Blatty. No enredo, uma garotinha de apenas onze anos é possuída. Dois padres irão tentar ajudá-la, exorcizando a garota.
O filme gerou uma longa linhagem de películas de terror em que pessoas são possuídas por demônios. Nesses filmes, a fé de pessoas ligadas a religião são posta à prova e somente a renovação dessa fé poderá combater o mal. "O Exorcismo de Emyle Rose" é dos bons filmes dessa linhagem, para ser visto e apreciado.
Cena do filme "O Exorcista", de 1973.

Curiosidades:

- Lançado no Brasil em 1972 pela Editora Nova Fronteira, o livro obteve tantos lucros para a editora que a mesma pode patrocinar o lançamento da primeira edição do Dicionário Aurélio.

- O padre amigo de Karras no filme é interpretado por um padre de verdade, William O´Malley até hoje leciona na Universidade de Fordham, onde parte do filme foi rodado.

- A casa onde as cenas externas do filme foram filmadas demorou mais de 30 anos para ser alugada. Hoje ela pertence à Warner e é ponto turístico da cidade.

- O filme O Exorcista foi o primeiro da história do cinema indicado ao Oscar. Foram 10 indicações no total.
Bruna Rios

Bruna Rios

Um comentário:

  1. Um dos meus filmes favoritos, muito bem dirigido e elaborado, segue com muita fidelidade ao livro. Alguns filmes dessa temáticas são realmente muito apreciáveis, embora o Exorcismo: o inicio tenha deixado a desejar em sua conclusão. Deixo também a sugestão para os fãs dessa proposta o filme O Ritual, muito interessante e como em O Exorcista mostra a dualidade da mente racional contra a mente religiosa.
    http://umfilosofonaweb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.