Breaking News
recent

AS MULHERES DE TARANTINO


Atenção! Contém spoilers! Se você ainda não viu os filmes, cuidado!


No filme “Cães de aluguel” do diretor Quentin Tarantino, temos como protagonistas homens, fazendo coisas de homens e matando geral feito... homens. No mundo de Tarantino, marcado por muita violência e personagens estranhos, quem são suas mulheres? Bem, elas também são fortes, violentas e fodonas assim como os homens, a diferença é que são mulheres que podem ser tudo isso sem deixar de ser sexys e sensíveis como somente as mulheres podem ser. Aqui estão algumas delas...


Mallory Knox (Juliette Lewis)
Assassinos por natureza (Natural Born Killers,1994)
Roteiro: Quentin Tarantino; Direção: Oliver Stone

Ao lado de seu companheiro Mickey Knox (Woody Harrelson), Mallory mata todos. Os dois sádicos assassinos espalham violência por onde passam unidos pelo desejo e sede de sangue ao estilo Bonnie & Clyde.


Mia Wallace (Uma Trurman)
Pulp fiction – Tempo de violência (“Pulp Fiction”, 1994)
Direção e roteiro: Q. Tarantino

Uma Trurman como todos sabem é a musa de Tarantino. Sabemos também que o diretor adora pés, principalmente os de Uma que já se destacam em Pulp fiction. Mas quem é Mia Wallace? Ora, sabemos que ela fez um piloto para TV e que é a mulher de Marsellus, o temido chefão. Muitas histórias sobre ela são contadas... tudo isso deixa o gânsgter Vincet Veja (Travolta) mais neurótico que normalmente é quando o chefe pede para que ele saia com sua mulher durante uma noite para distraí-la.

Mia: Don't you hate that?
Vincent: What?
Mia: Uncomfortable silences. Why do we feel it's necessary to talk about bullshit in order to be comfortable?
Vincent: I don't know. That's a good question.
Mia: That's when you know you've found somebody special. When you can just shut the fuck up for a minute and comfortably enjoy the silence.



Momento marcante: Mia rouba a cena em todos os momentos em que aparece. Destaque para a dança na pista com John Travolta, a dança solo ao som de “Girl, you`ll be a woman soon” cheirando todas e a injeção de adrenalina direto no coração após uma overdose.


Alabama Whitman (Patrícia Arquette)
Amor à queima-roupa (True romance, 1993)
Roteiro: Quentin Tarantino

Patrícia Arquette apanha e apanha muito numa cena de agressão contra a mulher de fazer qualquer feminista indignar-se e sair correndo do cinema. Mas, calma, quem apanha é a personagem de Patrícia, a ex-prostituta Alabama e ela leva a melhor. A garota de programa conhece Clerence, um cara fanático por Elvis e filmes de Sonny Chiba. Os dois se casam e prometem ficar juntos para sempre, mas para isso Clerence precisa matar o cafetão da garota. A partir daí, os dois se envolvem em muitos problemas.
Momento Marcante: Um dos momentos finais, após o tiroteio, Clerence caolho no carro com Alabama. É true romance!


Kate Fuller (Juliette Lewis… again)
Um Drink no Inferno (“from dust till down”, 1996)
Roteiro: Quentin Tarantino

Kate Fuller (Juliette Lewis) é uma jovem bonita e inocente, filha de um ex-pastor. Durante uma viagem de trailer com seu pai e seu irmão, eles são sequestrados pelos sádicos irmãos Gueko que deixam um rastro de sangue por onde passam. Para sobreviver, eles precisam ajudar os irmãos a atravessar a fronteira com o México. Ao chegarem ao México se deparam com uma casa noturna, uma mistura de bar e cabaré para caminhoneiros. Kate, com toda a sua inocência contrasta com o lugar que é literalmente o inferno, ou melhor, a porta para ele. Aí a carnificina começa com vampiros, zumbis, demônios (tudo o que não presta). No fim, somente Kate e Seth Gueko (George Clonney) sobrevivem. Kate fica sem família, uma arma, o trailer de seu pai e dinheiro dado por Seth.
Momento marcante: a dança sexy de Selma Haeki que deixa Tarantino (Richard Gueko) enlouquecido.


A noiva "the brige", Beatriz Kiddo, Mamba Negra (Uma Trurman... again)
Kill Bill Vol. 1 e Vol. 2 (2003-2004)
Direção: Tarantino
Roteiro: Tarantino e Uma Trurman

“É compaixão e misericórdia o que me falta, não racionalidade”.
Com essa frase da noiva, sentimos todo o clima de vingança e pancadaria de Kill Bill 1 e 2. A noiva merece sua vingança sobre o clã das viúvas negras liderado por seu ex-amante Bill. Depois de ter sido espancada quase até a morte e levar um tiro na cabeça, a noiva acorda após cinco anos em coma e percebe que perdera o filho que esperava e isso a deixa com muita raiva, comprovada pelos muitos litros de sangue que irá derramar em dois volumes para, por último, matar Bill.
Momento marcante: Todos!!!




Garotas Fase 1 e Garotas Fase 2
À prova de morte (Eath Proof, EUA, 2007)
Direção e Roteiro: Tarantino

À prova de morte é um desfile de mulheres ao estilo Tarantino. O enredo do filme gira em torno de um assassino que mata garotas com seu carro turbinado, Mike (Kurt Russell) é um dublé que sai por aí procurando mulheres para bater de frente... literalmente. Aparentemente, as mulheres que ele procura para serem suas vítimas são aquelas independentes, sexys e esnobes. Em outras palavras, mulheres que não precisam de homens ou os fazem de bobos. Na primeira parte do filme, somos apresentados ao primeiro time de mulheres, destaque para Jungle Julia, uma modelo que se acha. As garotas bebem todas num bar onde conhecem Mike que sem saberem já as vigia há algum tempo. O resultado não é nada bom com pedaços das garotas espalhados por todo lado. Meses depois, recuperado Mike procura novas vítimas, o que ele não sabe é que o segundo time de garotas é o mais foda do pedaço incluindo duas dublês que adoram velocidade, destaque para Zöe Bell como ela mesma. A vingança das mulheres sobre o dublê é de morte, ou à prova dela.
Momento marcante: As garotas na lanchonete reproduzindo a famosa cena de “Cães de aluguel”, referências pop por todo lado.


Shosanna Dreyfus “Emmanuelle” (Mélanie Laurent)
Bastardos inglórios “Inglorious Basterds” (2009)
Direção e roteiro: Tarantino

Shosanna assim como a noiva de Kill Bill quer vingança, mas em vez de matar Bill ela quer simplesmente matar o ditador A. Hitler, claro que ela não era a única a querer isso. Tarantino volta no tempo e se vinga da História. No primeiro filme de época do diretor não podia faltar mulheres fortes e inteligentes. Laurent dá um show de beleza e conquista a todos com seus lindos olhos.
Momento marcante: Shosanna de frente com Hans Landa, o homem que matou sua família, muito tenso.
Bruna Rios

Bruna Rios

Um comentário:

  1. que interessante!Eu estava pensando em fazer um texto assim sobre as mulheres de Bergman e Almodóvar. Parábens pelo blog :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.